Postado em 13/12/2010
Por Rafael H.

Histórico
____________________________________________________

Trajetória Histórica da FEPAR-FECIPAR

____________________________________________________

Endereço: Rua L 20
Bairro: Setor Interlagos
Cidade: Paraíso do Tocantins – To
CEP: 77.600-000
Telefone: (63) 3602-6649
____________________________________________________

Histórico

A Fundação Educacional de Paraíso – FEPAR foi criada pela Lei Municipal nº. 672/93 de 09 de dezembro de 1993 e alterada pela Lei Municipal n. 919/99 de 06 de outubro de 1999, como uma opção de ensino local, capaz de subsidiar um estudo de qualidade, em um período da história do Estado, com grandes lacunas de fomento à educação de nível superior.

A FEPAR é administrada por um Conselho Diretor composto de Diretor Presidente e Diretor Administrativo-Financeiro, sendo a Presidência exercida atualmente pela professora Sônia Maria França, e a Diretoria Administrativo-Financeira pelo professor Sebastião Ozair B. de Bastos.

Em atendimento às exigências do MEC e do Ministério Público, a partir de 2011 a FEPAR passa a ser uma instituição comunitária de natureza cultural, científica e educacional, com personalidade jurídica de natureza privada, de fins não econômicos, com plena autonomia administrativo-financeira e privativa competência para gestão de seus bens e recursos, tendo como sede para foro jurídico a cidade de Paraíso do Tocantins, Estado do Tocantins.

A FEPAR é mantenedora da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Paraíso do Tocantins – FECIPAR, IES inicialmente credenciada por força do Decreto Governamental nº. 2.625 de 03/01/2006. Cabe à FEPAR cuidar dos interesses financeiros e patrimoniais da mantida, bem como executar os planos orçamentários, relacionados aos recursos da FECIPAR.

O orçamento da Instituição, por sua vez, é distribuído conforme critérios estabelecidos pelo Conselho Diretor e aprovado pelo Conselho Curador Fundação Educacional de Paraíso – FEPAR, de acordo com indicadores das ofertas educacionais. São, assim, disponibilizados recursos, preferencialmente, oriundos do orçamento da FEPAR para as despesas com pessoal, manutenção das instalações e bens móveis e imóveis, além das necessidades de investimentos na FECIPAR.

A FECIPAR iniciou sua atuação no ensino superior no ano de 1993, com a oferta do curso de graduação em Pedagogia, permanecendo com a oferta desse único curso até o ano de 2003. A partir do ano de 2004 a instituição iniciou a sua expansão conseguindo aprovação do CEE/TO para a oferta dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Letras.

Prestes a completar 24 anos de existência, a FECIPAR, atualmente sob a direção Pedagógica da Professora Sara da Cruz Fernandes Malta, é uma instituição de educação superior, com pluralidade de cursos, especializada na oferta de graduação e pós-graduação, com base na conjugação de conhecimentos científicos com sua prática pedagógica.

A IES atualmente oferece 50 vagas semestrais para o curso de Pedagogia, turno noturno; 50 vagas semestrais para o Curso de Administração, turno noturno; 50 vagas semestrais para o Curso de Ciências Contábeis, turno noturno; 50 vagas semestrais para o Curso de Letras, turno noturno, tendo diplomado, até o momento,  mais de 1.000 acadêmicos, sendo a Universidade Federal do Tocantins (UFT) Instituição responsável para registrar os Diplomas.

FECIPAR
Rua L 20, Setor Interlagos - Paraíso do Tocantins-TO
Telefone: (63) 3602-6649

Copyright © 2009 fecipar.edu.br, Todos os direitos reservados
FEPAR-FECIPAR - Faculdade de Educação Ciências e Letras de Paraíso